HISTÓRIA ORATÓRIO DIÁRIO MADRE MADALENA MORANO

HISTÓRIA DO ORATÓRIO DIÁRIO MADRE MADALENA MORANO

Em 08/12/1971, à Av. Pereira Teixeira, 1020, Bairro Funcionários, foi fundado o Instituto Maria Imaculada .

Tendo como diretora a Ir. Maria de Nazareth Gomes, o Oratório Diário Madre Madalena Morano, situado em Barbacena (Minas Gerais) foi fundado pelas Filhas de Maria Auxiliadora em 24 de janeiro de 1994.

Em 02/05/1994, decide-se dar início a um trabalho social diário e sistemático com crianças e adolescentes. Surge, então, o Oratório Diário Madre Madalena Morano.

Desde sua origem todos os planejamentos, ações e atividades visam a contribuir para que as crianças e os adolescentes, por meio da convivência, teçam vínculos capazes de desenvolver sua autonomia e tenham perspectivas de uma vida engajada na sociedade, contribuindo para a sua transformação.

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, 123 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 14 anos, e suas 117 famílias são atendidas.

A convivência com os educandos e suas famílias, permite oferecer algo para eles a partir de suas reais necessidades e também para promovê-los, para que se reconheçam pessoas pertencentes a uma família e sociedade.

A espiritualidade que perpassa todas as nossas intervenções é que permite seguirmos adiante confiantes de que a missão que realizamos será como uma mola propulsora que lançará os educandos para o mundo, permitindo que eles alcem voos e sejam capazes de sair dos bastidores e assumir o palco da vida interagindo com a plateia que é a sociedade.

Para que a missão assumida seja de qualidade e tenha ações que visam a transformação das crianças e adolescentes, desenvolve-se o Projeto Socioeducativo Pastoral que traz como objetivo ajudar as crianças a se abrirem para o transcendente, despertando para a vivência dos valores evangélicos e promover os educandos e suas famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária, garantindo e defendendo os seus direitos.

 

Toda a missão é realizada com a contribuição de parceiros que somam forças conosco, para tornar possível o caminho para chegarmos com eficácia à vida de tantos educandos, são eles: Inspetoria Madre Mazzarello, Rede Salesiana de Ação Social, Associação Carlo Marchini, Fundação Maria Imaculada, Padrinhos S, órgãos públicos, Entidades Filantrópicas, empresas privadas, e outros... Dentre as atividades ofertadas no Oratório com os educandos, temos as oficinas de Projeto de vida, Tecendo relações com a rede, Enter@ção na era digital, Criando laços por meio do esporte, Recriando com arte, Artesanato, A melodia da alma, No compasso da vida, Educomunicação. Também tem, cotidianamente, a recreação, dois momentos de alimentação, sendo um de lanche e outro de refeição, momento de espiritualidade ampliada com a participação de todos os educandos, com uma reflexão por meio da qual são trabalhados os valores cristãos e cidadãos.

 

Para as famílias são oferecidas visitas domiciliares, conversas individuais, festividades, reuniões onde são trabalhados temas de espiritualidade, formação e informações referentes aos direitos que possuem e como acessá-los, e também assuntos que favoreçam o empoderamento. Com os educadores são oferecidas, mensalmente, formações e acompanhamento para que todos consigam realizar um trabalho em clima de família, respeito, solidariedade e sobretudo que acreditem no trabalho transformador que realizam.

 

Há 28 anos desenvolvemos um trabalho socioeducativo com a finalidade de que crianças, adolescentes e seus familiares sejam protagonistas de sua própria história e tomem conhecimento de sua importância na sociedade se apropriando dos direitos humanos seguido da prática dos deveres. O nosso projeto tem visibilidade e aceitação positiva em nossa comunidade. No decorrer deste período adquiriu uma bagagem que possibilita a organização do trabalho na busca de localizar os educandos no tempo, no espaço e nas atividades propostas. Deste modo, todas as atividades são previamente planejadas tendo como base um tema norteador que busque o fortalecimento de vínculos.

 

A organização do serviço se dá por meio da composição dos grupos alinhados com os objetivos específicos estabelecidos pelo Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para cada ciclo de vida. Considerando os grupos como um espaço de possibilidades para o convívio, para a participação e a criação, estes, serão conduzidos por profissionais que o compreendam como um processo dinâmico e que saibam conduzi-lo devidamente, com habilidade e de forma educativa, percebendo os prováveis acordos implícitos que possam surgir e os movimentos do grupo, estando atentos às necessidades de seus integrantes, individualmente, mas fundamentalmente, coletivamente.
Como estratégia de atuação a entidade utiliza-se de oficinas demandadas pelas crianças, adolescentes e o território, como atividade meio, para trabalhar temas e desenvolver os percursos elaborados que contribuirão para a materialização do caráter preventivo e proativo do SCFV, sendo pautados na defesa e na afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades de seus usuários, tendo como base os 3 eixos Convivência social, Direito de ser e Participação e subeixos com temas transversais que foram sugeridos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, atualmente Ministério da Cidadania, a partir da Resolução de 2009.

Experimentam na pele e no coração a alegria do evangelho, vivido no estilo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Aqui a gente se alimenta, a gente brinca, aprende, estuda e enriquece a alma e o saber, pois de todas as formas somos envolvidos por atitudes de amorevollezza.

O Oratório Madre Madalena Morano de Barbacena “é mais do que uma instituição, uma obra, uma estrutura: é um espaço mental, um coração que vibra e ama, uma atitude pastoral” que dá vida e sustenta a vocação dos educadores e educadoras que aqui convivem. Educação é mesmo coisa do coração, por isso nossas crianças se sentem amadas, se transformam e se tornam grandes pessoas dispostas a construírem um mundo melhor. COM O CORAÇÃO ORATORIANO a gente transforma o mundo! Aqui é mesmo a Casa da Alegria, do amor e da Solidariedade.