Notícias

Vill’Agindo colorindo o sonho de Dom Bosco

Agosto foi embora, mas, deixou gostinho de ‘quero mais” depois de aprofundar a vida de Dom Bosco, grande incentivador e exemplo de vida.

Para expressarem tudo o que conheceram sobre a vida de Dom Bosco, fundador dos Salesianos e Salesianas, os atendidos foram envolvidos numa tarefa em pequenos grupos para produzirem algo relacionado à sua vida usando como principal ferramenta, a arte.

Na quarta-feira, 10 de setembro, a Obra Social Vill’Agindo Para Ser Feliz foi palco do 1º Oratório Dom Bosco onde os grupos realizaram suas apresentações culturais produzidas e protagonizadas por eles. Claro que houve muito envolvimento e apoio dos educadores que se orgulharam das entregas realizadas.

Entre coreografias, desenhos, teatro e música, a retratação do sonho de Dom Bosco, ainda criança, aos 9 anos, quando recebe seu chamado para a missão de cuidar dos jovens (crianças, adolescentes e jovens) em situações de vulnerabilidades de sua época, tempos mais tarde. Sonho inspirador!

Quanta coisa bacana saindo dos corações e mentes criativas de crianças e adolescentes que estavam eufóricos para o momento. Um suspiro a cada apresentação. Foram muitas surpresas agradáveis, inclusive, a participação de pais e/ou responsáveis e outros familiares que acolheram os convites dos(as) filhos(as).

O ápice do Oratório foram as lutas de jiu-jitsu que tomou conta da ansiedade dos praticantes da modalidade. Do menor ao maior, “sangue nos olhos” para disputar quem se sairia melhor no tatame e encher de orgulho a mãe ou o familiar presente. Gente grande, com o coração na mão, apreensivo com os golpes e a intensidade das lutas. A torcida animando! Ao final de cada disputa, aquele abraço amigo em consideração e apoio ao colega. Todos saíram vencedores.

O Oratório também foi palco de outros “Destaques”. Educadores valorizaram algumas atitudes e comportamentos dos atendidos(as) reconhecendo-os no que se destacam na relação com o outro, no compromisso com a obra e as atividades, pelas qualidades que possuem, nas atitudes de gentileza, solidariedade, enfim... “quem anda espalhando coisas boas por aí”.

Os Destaques receberam medalhas e aplausos de todos os presentes tornando-se referências positivas para os demais e receberam com alegria e surpresa, fazendo muita gente refletir sobre a premiação nas rodas de conversa.

Medalhas para todos os participantes do 1º Oratório Dom Bosco pela dedicação e compromisso com as tarefas assumidas. Ninguém ficou de fora! Participação nota 10!

A grata surpresa foi que um momento pensado de maneira muito singela se tornou um grande espetáculo com a participação e envolvimento de todos: pais, atendidos, educadores e famílias – meta do projeto Socioeducativo Pastoral e do serviço ofertado (SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) que visa estreitar e fortalecer os laços entre família-obra e comunidade.

A obra social Vill’Agindo agradece a seus educadores que se envolveram de maneira tal que o resultando não poderia ser outro, Satisfação e Gratidão, por parte de todos.

Obra de Dom Bosco. 

Vill’Agindo colorindo o sonho de Dom Bosco (75 Fotos)