Notícias

ETEC APRESENTA ARTIGOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Macaé - RJ

ETEC APRESENTA ARTIGOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Macaé - RJ 

Os estudantes da Educação Técnica, Curso Técnico em Química, do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo realizaram a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos ao longo do período de curso. A turma, composta por Engenheiros Químicos, em sua grande maioria, ex-alunos da Faculdade Católica Salesiana, estão em busca de uma complementação técnica em sua formação. 

Os trabalhos desenvolvidos têm por objetivo a utilização dos conhecimentos construídos para o desenvolvimento de soluções e ainda buscar respostas de problemáticas vividas pelos próprios alunos no ambiente em que se encontram. Alguns puderam verificar resultados diretamente aplicados a sua atuação profissional, enriquecendo a carreira nas empresas onde trabalham.

Os temas propostos foram: Análise Microbiológica de Staphylococcus Aureus em Queijos tipo "Minas Frescal" comercializados na cidade de Macaé-RJ, trabalho elaborado pela aluna Jennifer Santos Rosa; Caracterização Físico-Química, microbiológica e sensorial de diferentes amostras de Água de Coco, das alunas Emily Augusto da Conceição e Lívia Mara Ribeiro Gaspar; Produção de cachaça em escala laboratorial com análise comparativa de dois tipos de destilados e parâmetros de qualidade com cachaças comerciais, dos alunos Andressa Braga Cruz, Elisangela Lemos e João Henrique Selem Scudieri; Utilização de biomassa com adsorventes para a remoção de alumínio em solução aquosa, dos alunos Gleyton Pinto Lisboa e Luiza Crispim de Souza Gonçalves; Preparo da Nanocelulose baseada em fibras de algodão oriundas de refugos industriais, de Beatriz da Silva Celestino; e Análise de presença de metais pesados na água de reservatórios subterrâneos no município de Macaé, das alunas Dâmares Alves Braz de Moura, Laiane Crisostomo Barcelos e Thaynne Cabral Pinheiro. 

Os trabalhos foram orientados e supervisionados pelos professores Maycon Granados e Sara Nállia Oliveira, com apoio da técnica de laboratório, Andrea Cristina de Oliveira.

Ao concluir um Curso Técnico, o estudante recebe um certificado de conclusão, sendo usado como porta de entrada para a emissão do registro profissional, bem como a inserção no mercado de trabalho.

Antes mesmo do encerramento do Curso, a turma já colhe bons frutos dos trabalhos realizados, como aceite por Revista Internacional Indian Journal of Advances in Chemical Science, com reconhecimento CAPES, de artigo científico intitulado “Synthesis of acetylsalicylic acid (ASA) from salicylic acid and acetic anhydride, using phosphoric acid as catalyst” submetido a partir de atividade prática, realizada durante a disciplina de Práticas Profissionais, sob supervisão da Professora Sara Nállia. 

Texto: Alysson Nogueira

Foto: Paolla Itagiba

Assessoria de Comunicação Salesiana

 

ETEC APRESENTA ARTIGOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (11 Fotos)