Notícias

CURRÍCULO REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS E FORMAÇÃO CONTINUADA

Reflexões sobre Metodologias e Avaliação como mediadoras do processo ensino-aprendizagem

CURRÍCULO REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS E FORMAÇÃO CONTINUADA

Reflexões sobre Metodologias e Avaliação como mediadoras do processo ensino-aprendizagem

No dia, 02/07, a Equipe Pedagógico-Pastoral do ITV reuniu com os Educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio para, juntos, repensar a prática pedagógica a partir do Currículo da Rede Salesiana Brasil de Escolas lançado no mês de junho.

A Rede, “alinhada aos novos cenários da educação do século XXI, preocupou-se em elaborar um documento norteador para suas Comunidades Educativo-Pastorais, trazendo concepções teóricas e práticas da pedagogia formal e salesiana”.

Durante a semana de preparação para o encontro, os Educadores receberam mensagens motivacionais e provocativas da Equipe Gestora. Cada Educador recebeu um post de uma cor com o formato de uma peça do Jogo LEGO, uma maneira de entrar no clima de estudo e reflexão.

No sábado, a manhã teve início com a oração conduzida pela Equipe de Pastoral, que os encorajou para a mudança, uma vez que todos estão inseridos “no mesmo barco”, por isso não há o que temer. Somos um grupo e temos como centro a espiritualidade, que nos dá força e determinação para enfrentar os desafios.

A RSB-Escolas lançou uma coletânea de 6 cadernos, Pressupostos Teóricos, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Metodologias e Avaliação e Parâmetros Institucionais de Qualidade Educacional, porém, as coordenadoras pedagógicas Alda Marques, Rose Nunes, Lucimar Teodoro, Tatiane Maciel, Ana Paula Gerino, diretora pedagógica, e a diretora institucional Irmã Ana Teresa Pinto, que proporcionou condições para que a equipe realizasse a formação, iniciaram as reflexões a partir do caderno 5.

Usando de metáforas, como o Cubo Mágico, Jogo do Lego e a Árvore, os Educadores envolveram nas temáticas Metodologias e Avaliação. A proposta da manhã foi dinâmica. Os grupos foram formados com Educadores e Orientadoras Educacionais de todos os segmentos, possibilitando uma visão sistêmica da escola e de currículo. O debate entre os pares, a troca de experiências e as vivências proporcionadas pelo grupo organizador deixaram a semente plantada, de que a mudança é necessária, e que não estamos sozinhos, somos uma REDE.

E depois de uma manhã tão rica e leve, apesar dos desafios, foi possível chegar à conclusão de que a formação continuada é a melhor forma de garantir a qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes, pois, para os Educadores salesianos, “Educar é coisa do coração” (Dom Bosco).

No próximo semestre, continuamos com estudos e reflexões das nossas práxis...

Confira as fotos. 

Equipe Pedagógico-Pastoral

 

 

CURRÍCULO REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS E FORMAÇÃO (17 Fotos)